Iniciar um novo tópico
Respondido

Legendas de animes em formato SSA?

Olá. Sou ex-membro de fansubbers que legendavam animes para português do Brasil. Ajudava com revisão de checagem de qualidade alguns anos atrás.

Na época, vários desses animes só estavam disponíveis em japonês, mas com o tempo foram dublados para outros idiomas, como inglês e português do brasil por exemplo. Enfim, tenho episódios de alguns desses animes em dual áudio, mas como não possuem legendas, decidi pegar as legendas que tenho e sincronizá-las com estes releases.

Por fim, para que estas não fiquem apenas em minhas mãos, pretendo disponibilizá-las em sites de legendas como Opensubtitles e/ou Legendas.tv, mas acontece que o formato das legendas não é SRT nem SUB, que são os formatos mais populares usados em filmes e seriados. O formato usado é SSA, que possui inúmeros recursos, como estilos diferenciados (legendas em múltiplas fontes, tamanhos e cores) e suporte a animações para karaokês.

No processo de disponibilizar essas legendas, pretendo modificar os estilos das legendas, de modo a fazê-los todos utilizarem uma única fonte padrão (a Arial, por exemplo). A ideia é evitar um festival de fontes diferentes em legendas SSA, já que não é nada prático forçar o usuário a instalar fontes no seu computador para a legenda funcionar. Pretendo também retirar animações em karaokês, visto que pode gerar um peso desnecessário no ato de reprodução do vídeo. E caso não seja possível evitar fontes distintas em cada legenda, pretendo inserir junto à legenda um arquivo de texto explicando como proceder em cada caso.

Antes de eu proceder, uma pergunta: Teria algum problema se disponibilizar as legendas em SSA? Ou melhor, há alguma regra que diga que apenas formatos SRT e SUB são aceitos? Queria evitar converter as legendas de SSA para SRT, visto que adaptá-las para SRT da maneira ideal seria um trabalho relativamente árduo.

Melhor resposta

Cara. você colocou a dúvida na categoria errada do suporte, mas beleza, eu não sou staff do site mas vou te ajudar baseado no meu próprio sofrimento. Aparentemente o site aceita o formato ssa/ass de legendas sem problema, você só vai ter que mudar o nome do release pra terminologia idêntica à de filmes e séries de sites de torrents, como diz no guia de postagem de legendas deles. Passei umas 3 semanas sofrendo com essa situação também, mas o suporte me ajudou quase nada com a situação. Basicamente é isso aí, se ainda tiver ânimo de fazer legendas/traduções, boa sorte. O meu praticamente acabou.

1 pessoa tem esta pergunta

Já faz um mês que deixei a pergunta aqui, sem resposta. Até procurei o canal IRC do legendas.tv na esperança de encontrar alguém lá para tirar dúvidas, mas ninguém respondia.

Tá certo que não é obrigação de ninguém responder, mas que mal eu pergunte, tem alguém vivo por aqui? hehe

Resposta

Cara. você colocou a dúvida na categoria errada do suporte, mas beleza, eu não sou staff do site mas vou te ajudar baseado no meu próprio sofrimento. Aparentemente o site aceita o formato ssa/ass de legendas sem problema, você só vai ter que mudar o nome do release pra terminologia idêntica à de filmes e séries de sites de torrents, como diz no guia de postagem de legendas deles. Passei umas 3 semanas sofrendo com essa situação também, mas o suporte me ajudou quase nada com a situação. Basicamente é isso aí, se ainda tiver ânimo de fazer legendas/traduções, boa sorte. O meu praticamente acabou.

Tem ainda interesse em postar? Eu posso ajudar se quiser...

Moral da história: não resolveram o problema, não demonstraram interesse em resolver e estão nem aí pra voz do Brasil. Seja o que Odin quiser agora.

Entrar para postar um comentário