Modernização da infraestrutura

Vocês conhecem a história: esta noite sai o episódio da sua série favorita nos EUA, ele é baixado via torrent pela madrugada e, de noite, os legenders já disponibilizaram a legenda em português. Porém, ao acessar o Legendas.tv para baixar a legenda, você se depara com o site inacessível com uma mensagem dizendo que sentimos muito e que voltamos em breve (o que costuma levar mais tempo que o devido!).

A explicação é simples: nossa infraestrutura possui bons servidores físicos, porém o menor problema em um deles afeta todos os outros, deixando o site fora do ar. Alta disponibilidade, redundância, balanceamento de carga e termos assim até então não eram aplicados.

Por este motivo, decidimos modernizar nossa infraestrutura: neste momento, estamos no processo de configuração de servidores suficientes (13) para garantir 99,999% de tempo online. A estimativa para o término da configuração do novo ambiente e migração do site é para a metade de março. Até lá, o site poderá apresentar instabilidades. Informaremos quando a migração estiver concluída.

Como os custos com servidores e manutenção deles aumentou, considere adquirir um pacote VIP como forma de nos ajudar a manter o site. VIPs possuem algumas facilidades (que em breve serão muitas) e são os primeiros a testar novas funcionalidades :)

Reforçamos nossos pedidos de desculpas a toda a comunidade pelas interrupções que o site vem tendo, sabemos que isso é frustrante para os legenders (que se dedicam para entregar a legenda no prazo apenas para não encontrar o site online) e para nossos usuários. Desculpem-nos!

Equipe Legendas.tv

08/04/2014

1 - Estamos verificando um meio de pagamento nacional, como PagSeguro, BCash ou Moip

2 - A infraestrutura está pronta para ser migrada. Porém, estamos realizando ajustes finos na própria aplicação. A estimativa é que realizemos a migração esta semana.

1 pessoa gostou disso

Monetizar esse site é uma tarefa realmente fácil. O tráfico é alto, pela minha análise vocês devem ter umas 50 mil visitas diárias. Como esse site contribui tanto pra mim, vou dar minha dica:

Trabalho com internet a quase 3 anos, tentar monetizar um site com doações é muito inefetivo, quase não se arrecada nada...

Se eu fosse dono desse site, utilizava CPA com um content locker para monetiza-lo. CPA = Cost Per Action, são anúncios publicitários que pagam por cada visitante que realiza uma ação no seu site.

Uma das funções do CPA é bloquear conteúdo a menos que o usuário realize a ação desejada (como por exemplo, se inscrever numa newsletter), então vocês poderiam disponibilizar legendas somente pra quem realizasse determinada ação que gerasse dinheiro pro legendas.tv. Dá pra ganhar $0.5 até $12 dólares em média por cada ação que um visitante realizasse. Isso significaria 0.5 dólares por download realizado nesse site.

Gostei dessa idéia do paulolpd. Só gostaria que não ficasse parecido com aqueles sites em que vc é dirigido pra outros lugares, ou tem que baixar um software qualquer, ou deixar o número do celular, aí é broca... gosto não. Teria que escolher bem legal os patrocinadores pra não pegar bandido né.

O pagseguro da uol por exemplo a conta e de graça vc não paga pra vender e quando gera o boleto bancário, quem esta comprando o pacote vip por exemplo quem, vai pagar o 1 real por gerar o boleto, o palpay e bom mas nem td mundo possui cartão de crédito internacional, e mt gente pode ir a uma loteria e pagar 11 reais por uma pacote vip, fica a dica, garanto que mais irão pagar ou doar!

Tenho alguns servidores os quais poderiam ser utilizados como backup, caso necessário. A disponibilidade eu diria é relativamente boa (316 dias atualmente em relação ao ultimo reboot), link 100mbit.., alguns TB de espaço, RAID5.. acho que seria o suficiente.

Outra coisa que talvez venha a ser útil, seria um aplicativo desktop para efetuar o download de legendas, e diminuir o tráfego do site (Já faço uso de um app desenvolvido por mim mesmo, em Qt/C++). Se o site optar por colocar banners de anúncios, poderia se embarcar a mesma funcionalidade no aplicativo, ou coisas similares, de certa forma iria ajudar. Seria interessante se ao invés de se fazer a leitura/parse do site inteiro, existir uma API para acesso do aplicativo, o que reduziria os recursos gastos com a geração de páginas. Vale salientar que a mesma não pode se tornar pública, para evitar o uso indevido da mesma por terceiros. Se for do interesse também, só entrar em contato inbox.

Att

Adicionem a forma de pagamentos via cartão/boleto/transferência online, seria bem mais fácil de contribuir. Abraços e parabéns pelo trabalho!

13 servidores?? Pra que td isso? Honestamente, não justifica possuir 13 servidores para deixar o site 99,99% no ar. Eu não faço ideia da plataforma que o site é feito, mas posso garantir pra vc que eu tenho sites com 120 mil acessos/dia. Não tem alguma coisa errada? Se vcs me falarem a tecnologia quem sabe podemos chegar numa solução mais barata e interessante?

[]s

Marcos

Acho que eles utilizam Drupal aqui. No mais, os números de visitas que vocês têm falado me parecem muito baixos pela colocação deles no ranking da Alexa. Já tive um portal com 1 milhão de page views/dia e, acredita, consome muito e é preciso mesmo muitos recursos pra isso.

Mas isso mais reforça a questão de que com alguma publicidade, não invasiva, se consegue custear os servidores e ainda sobra. 

Boa tarde a todos. Primeiramente, gostaria de parabenizar toda a Equipe Legendas.TV e também todas as Equipes Legenders que existem pelo ótimo trabalho feito até o momento. Tenho uma sugestão que pode ser considerada por muitos algo desnecessário e que pode interferir na fidelidade dos usuários para com o site. No entanto, acredito que se for por uma causa maior - a de manter o site funcionando 100% e com máxima qualidade de serviço -, a sugestão é bem vinda. Por que não usar encurtadores de links patrocinados como o AdFly ou Shorte? O máximo que as pessoas poderão fazer será instalar o AdBlock e esperar 5 segundos antes de fazer o download. Pelo menos eu não irei abandonar vocês (rs). Não é o fim do mundo. É modelo de negócios!

Abraços e boa sorte, pessoal.

Minha vontade é de digitar um texto de 70 linhas sobre todas as falhas nessa conversinha da equipe do Legendas, mas eu sinceramente não uso mais a plataforma deles há tanto tempo que não tenho porque me preocupar em perder tempo com isso. Só vim dizer, pra quem pensa em doar pra eles, o seguinte:

Não caiam nessa. Se vocês lerem UM POUQUINHO sobre servidores vão entender que ou a mentira deles é muito grande ou a incompetência ultrapassa limites. Existem sites melhores disponíveis. Não vou linkar URL, mas procurem no google que acham. o Legendas.TV há tempos deixou de ser bom. Essa história de 13 servidores é só mais uma pra conseguir doações, assim como foi a de mudar o layout (que levou anos).

Ninguém aqui é criança,todos nós sabemos que nada é de graça,cada um tem sua opinião por isso DOA QUEM QUER SE PUDER.

Querendo ou não,fazemos uso do trabalho e conhecimento de alguém baixando as legendas,ou seja quem não esta contente pode simplesmente respeitar a opinião do próximo e deixa-lo fazer o que achar melhor.

Quem baixa e esta contente,com certeza tem uma opinião contraria de muitos. 

Obrigado

Sempre colaboro, pois acho de extrema e excepcional importância o trabalho do pessoal que forma a equipe do Legendas.TV....PARABÉNS GALERA e CONTEM SEMPRE COMIGO! Grande Abraço!

boleto pleaseeeeeeeeeee

Vou contribuir.
Quero pagar através de:
-boleto ou
- debito automático ou
- depósito bancário
pode ser?
 Parece que vocês não querem receber.

Caros,

Com relação à modernização, eu estou à frente do processo... Por isto, acho legal colocar alguns pontos para que todos entendam o porquê serão +10 servidores. 

Hoje o ambiente está em dois bons servidores (frontend e banco), porém estão sobrecarregados, já que o número de acessos simultâneos é muito alto e há limitações tanto de SO como de aplicação. 

O número de servidores visa exatamente a alta disponibilidade do site. Estamos saindo de 1 datacenter para uma estrutura redundante em 3 datacenters - gostaria muito de usar a AWS mas, infelizmente, por questões legais não é possível.

O primeiro datacenter possuirá os caches de memória (para os técnicos, Varnish). Serão 3 instâncias para distribuição dos acessos e redundância com os 4 frontends (descritos abaixo).

No segundo datacenter teremos 2 frontends WEB com o Cache de banco (memcached) e uma máquina de banco de dados, com MariaDB (com replicação master-master com o terceiro DC).

No terceiro datacenter teremos mais duas frontend com memcached e a segunda máquina de banco, replicada com a primeira.

Complementando esta estrutura, temos a automação de infra, realizada com o Opscode Chef, o monitoramento com o Nagios e uma máquina para coleta de logs, com o LogStash, ElasticSearch e Kibana.

Estamos na fase final de ajustes para a virada para este ambiente. 

Caso queiram discutir algum ponto desta modernização ou discutir pontos técnicos, pode entrar em contato direto comigo. http://checchia.net

Fui procurar como pagar para ser VIP e juro que não encontrei no site. Depois de procurar muito, vi que são os banners laranjas. Aquilo parece ads externos. Coloquem alguma coisa integrada com o layout do site, só isso já deve aumentar a conversão.

Outro problema é o PayPal, mas esse todo mundo já falou.

A quantidade de máquinas é irrelevante sem conhecer as especificações delas. Posso ajudar com devops se for útil.

iurisilvio

Entrar para postar um comentário